Futuros
Mercado futuro é onde são negociados contratos de compra e venda de produtos que só serão realizados no futuro. É um investimento de Renda Variável e qualquer pessoa pode investir.
Alavancagem
Flexibilidade para realizar suas operações, com valores superiores aos depositados em conta
Liquidez
Os ativos desse investimento podem ser vendidos a qualquer momento.
Ajustes diários
Os contratos sofrem ajustes diários. Portanto, se ocorre perda ou lucro, a você sabe no mesmo dia.
Como investir em futuros?
Os principais produtos negociados em contratos futuros incluem milho, café, soja, boi gordo, dólar, índice Bovespa e S&P 500. Esses contratos não refletem o valor total dos ativos, o que permite que mais pessoas possam investir. O que é negociado são os direitos sobre as variações de preço desses produtos, e não os produtos em si.
As oscilações no valor do ativo são determinadas pela oferta e demanda, como em outros tipos de investimentos. Ao comprar quando o preço está baixo e vender quando está alto, o investidor obtém lucro. Caso contrário, ao comprar na alta e vender na baixa, o resultado será prejuízo.
A principal diferença dos contratos futuros em relação a outros investimentos está na alavancagem. Para investir nesses contratos, é preciso ter uma margem de garantia, que funciona como uma proteção caso haja perdas devido às oscilações do mercado. Essa margem pode variar entre 3% e 16%, dependendo do contrato. Ativos como CDBs, ações ou títulos públicos podem ser utilizados como garantia.
O processo para comprar ou vender contratos futuros é semelhante ao de ações. Basta acessar o Home Broker, selecionar o contrato desejado e realizar a operação de compra ou venda.
Entenda os códigos dos produtos
Cada produto possui o seu código e as três primeiras letras o representam.